O Colégio

Oferecer um espaço de acolhimento e desenvolvimento humano para estudantes, pais e comunidade. Em nossa história, que já soma mais de 80 anos, esse sempre foi o guia que conduziu o Colégio Dom Cabral. Pautados pela formação humana e o amor cristão, nosso orgulho é ser parte da trajetória de cidadãos prontos para transformar realidades.

Nossa História

Fundado em 1940, pelo virtuoso sacerdote Padre Vicente Maria Cornélio Paula Borges, o Colégio Dom Cabral tem uma história da qual se orgulha muito.

Fundação da Academia de Comércio Dom Cabral, já oferecendo os cursos: Primário, Admissão, Ginasial, Curso Básico de Comércio e Técnico em Contabilidade.

Entrega do Colégio aos Padres Crúzios.

Último ano de funcionamento no casarão da Praça Cônego Ulisses.

Abertura das matrículas para moças e oferecimento do Curso Científico, atual Ensino Médio. O Colégio passou a denominar-se Colégio Dom Cabral.

O antigo Primeiro Grau tem sua matrícula aberta para moças.

Incorporação do Colégio São José.

Construção do prédio para o antigo Primário e ginásio poliesportivo. A Escola Infantil Balão Mágico passa a funcionar no prédio do Colégio.

O Padre Agostinho passa a direção da Escola para o professor Laércio Paulo da Mata.

O professor Laércio Paulo da Mata passa a direção para o Sr. Eustáquio de Azevedo Silva, que segue até hoje conduzindo o Colégio rumo a uma educação cada vez mais atualizada e de qualidade.

Padre Júlio César Evangelista Resende, em 2011 assume a presidência da Associação Colégio Dom Cabral e nomeia, em janeiro de 2013, a professora Sálue Lasmar Corrêa para o cargo de diretora do Colégio Dom Cabral, integrando tradição, eficiência e qualidade.

Em 2016, o Colégio Dom Cabral assume a administração do Centro Educacional Balão Mágico, concretizando o projeto de oferecer a Campo Belo e região da educação infantil ao ensino médio, ratificados em nosso lema de trabalho que é “Educar para a vida”.

Em vista de uma gestão escolar cada vez mais participativa, em 2018, Pe. Raphael Priyo Handiyanto assume a presidência da Associação e juntamente com os Padres Wilson Burato Dias e Júlio C.E. Resende forma um conselho gestor.

Missão, valores e crenças

Missão

Nossa missão, como instituição educativa, visa à formação integral do aluno como pessoa, no processo ensino/aprendizagem, com princípios éticos cristãos, visando a formar um futuro profissional, agente transformador da sociedade, que perceba o outro e contribua para uma sociedade compromissada com a justiça e o bem comum.

• RESPEITO
  • ÉTICA
  • SOLIDARIEDADE
  • CIDADANIA
  • FRATERNIDADE
  • RESPONSABILIDADE

Crenças

• Acreditamos nos princípios cristãos, como base para a transformação da sociedade.

• Acreditamos no valor da Pessoa como agente da história e responsável por uma sociedade justa e fraterna.

• Acreditamos que a cidadania é a participação responsável e consciente na construção de um mundo onde todos se respeitam na busca do bem comum.

• Respeitamos o ser humano na sua diversidade, na sua busca e exigências próprias, por isso educamos com ética e responsabilidade social.

• Acreditamos no diálogo como princípio metodológico de tomada de decisões coletivas e como forma de esclarecer conflitos.

• Primamos pela excelência nos serviços prestados.

Infraestrutura

Desde pequenos até o fim do Ensino Médio, os estudantes do Colégio Dom Cabral têm à disposição uma infraestrutura pensada para o seu desenvolvimento e vivência de experiências, de acordo com uma proposta pedagógica diferenciada.

Todas as instalações obedecem às normas de segurança para que os alunos tenham um espaço adequado e seguro, que traz tranquilidade também aos pais. São ambientes especialmente projetados com a mais alta tecnologia usada na educação, como espaço físico completo, salas de aula equipadas por computadores com acesso à internet de alta velocidade e quadro eletrônico e incentivo às artes.

A equipe de professores é altamente capacitada para lidar com os estudantes desde a infância e são diferenciais da nossa escola o atendimento individualizado, a transparência, a psicopedagogia e o incentivo aos hábitos de leitura.